Faltam
403dias

Telefone:
(54) 3324.8800

Curta nossa fanpage:
Facebook.com/Cotriba


Ibirubá/RS

Notícias Cotribá
11nov

Cotribá promove Workshop de Tecnologia

Apelidado de WIC pela equipe organizadora da Controladoria, o Workshop interno Cotribá, é um evento que reúne as mais diversas tecnologias disponíveis no mercado e as aproxima da realidade da cooperativa. A partir disso, o evento divide seu objetivo em dois: o primeiro é incentivar o pensamento inovador dos colaboradores; já o segundo é incorporar as soluções trazidas ao operacional da cooperativa ou mesmo oferecer o serviço ou produto ao associado.

O evento consiste em trazer diversas empresas de tecnologia, incluindo startups, selecionadas previamente por satisfazerem alguma necessidade ou carência da cooperativa. As empresas que comparecem demonstram suas soluções e como a tecnologia ajuda a resolver os problemas, ainda trazem consigo uma proposta para trabalhar com a Cotribá. Para o evento, também são convidados o presidente e vice-presidente da cooperativa, bem como os gerentes de todas as áreas, coordenadores e alguns outros colaboradores pertinentes aos assuntos abordados na edição. Estas pessoas, partindo das informações agregadas pelas empresas convidadas, são catalisadores do objetivo do WIC.

O pensamento inovador é incentivado pelo evento à medida que os colaboradores, que possuem domínio total sobre suas funções, são expostos a novas possibilidades operacionais. Estas, por sua vez, agregam valor tecnológico de maneira inesperada pelo espectador do evento, que é retirado da inércia, passando a questionar-se dos métodos atuais e pensar nas possibilidades proporcionadas pela tecnologia. Em decorrência disso, espera-se, descentralizar a busca por inovação espalhando a necessidade da adaptação digital por todos os setores. E então aumentar a capacidade inovadora da cooperativa como um todo, já que mais pessoas estarão procurando maneiras disso acontecer.

Espera-se que, trazendo a solução adequada para a pessoa correta, o processo de negociação seja estreitado. A realização do workshop facilita que isso ocorra, uma vez que todos os presentes terão contato com a solução. Além disso, ele contribui para que todos os decisores possuam o mesmo nível de conhecimento da ferramenta. O evento ainda conta com a possibilidade de a solução apresentada destacar-se e no mesmo momento proporcionar uma conversa mais aprofundada.  Portanto o WIC é interessante para acelerar o processo de negociação com empresas. Dessa forma, permite que a cooperativa utilize, venda ou ofereça a solução, potencializando a transformação digital da cooperativa.

 

A segunda edição do WIC foi realizada na última quinta-feira, 31 de outubro, quando quarenta e cinco colaboradores da Cotribá compareceram, e assistiram a oito empresas e mais duas startups. Dessa vez o evento trouxe, juntamente com o lançamento do site próprio, soluções focadas nos setores administrativos, mais especificamente: uma ferramenta BPM; uma plataforma para nota fiscal do produtor eletrônica; um sistema de CRM; uma consultoria de segurança de informação para a lei geral de proteção de dados; um sistema de gestão de recursos humanos; um sistema de gestão de facilities; uma ferramenta de GED; e por último, soluções de reconhecimento de imagens por inteligência artificial. Além destas, o evento contou com a participação de duas startups, uma abordou a necessidade de informação do campo utilizando estações meteorológicas, e a outra demonstrou uma plataforma para a gestão da logística e transporte rodoviário.

Após finalizar o cronograma de apresentações, os organizadores realizaram um fechamento do evento. Ele consiste em determinar as empresas que o público presente considerou importante, discutir os pontos fortes e fracos das soluções e ainda demonstrar as perspectivas individuais sobre as ferramentas. A partir disto foi feito um levantamento das empresas com as quais a cooperativa dará continuidade às negociações. O fechamento resultou em seis, das dez, empresas partindo para as próximas etapas de negociação. Ainda, foi disponibilizada uma plataforma eletrônica em que os participantes podem avaliar as empresas, dessa maneira guiando as conversas e possibilitando analisar quantitativamente as respostas.

A primeira edição do evento havia sido realizada em julho deste ano.

 

*Por Gustavo Gewehr Soares

Analista de Processos

 

Galeria de Imagens
Curta nossa página no Facebook
Vídeo Institucional
Login Cotribá