Telefone:
(54) 3324.8800

Curta nossa fanpage:
Facebook.com/Cotriba


Ibirubá/RS

Notícias Cotribá
15ago

Começa plantio da nova safra de milho no RS

d7df750c-0110-4b7b-875e-6e676ca03426

O plantio do milho da safra 2018/2019 já começou em parte do Rio Grande do Sul. O trabalho ocorre em algumas localidades no Noroeste do estado. Na região de Ibirubá, a área já semeada não chega a 10% da área total, que é de aproximadamente 3,5 mil hectares (grãos e silagem).

Conforme o agrônomo, Vagner Ramalho Júnior, alguns produtores estão plantando para silagem e outros com objetivo comercial (para grãos). Segundo ele, na safra passada, em Ibirubá, foram cultivados 1500 ha para grãos e 2000 ha para silagem (safra e safrinha), conforme levantamento do IBGE. A média de produtividade foi de 150 sacas/ha em áreas de sequeiro e 200 sacas/ha com irrigação. Neste ano, o que se espera em termos de produtividade é uma média de  140 sacas/ha em lavouras de sequeiro e 215 sacas/ha em lavouras irrigadas.

– O zoneamento agrícola iniciou no último dia 11 e o tempo vem ajudando o início do trabalho, com temperaturas mais elevadas e com poucas chuvas, propiciando condições de solo ideais para a operação – destaca o técnico.

Vagner salienta também que o custo de produção aumentou em comparação à safra anterior. Porém o preço futuro do grão deverá compensar esse aumento.

– Atualmente o mercado está ofertando contrato futuro de milho para pagamento em final de março, com preço superior em 10% em comparação com a última safra – finaliza.

Confira os registros do plantio em Ibirubá (propriedade do associado Carlos Gilberto Derlam) e Fortaleza dos Valos (propriedade do associado Juliano Ravanello).

 

 

 

Galeria de Imagens
Curta nossa página no Facebook
Vídeo Institucional
Login Cotribá