Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Conselho Consultivo debate os rumos da cooperativa

Publicado em: 1 de setembro de 2016
Categorias: Notícias

Avaliar a Cotribá que temos, definir a cooperativa que queremos e traçar as estratégias para atingir tais objetivos são os principais assuntos em pauta nas reuniões do Conselho Consultivo que começaram em agosto e devem continuar em setembro. Com o intuito de facilitar a participação dos conselheiros no processo de gestão e desenvolvimento da cooperativa, direção e gerentes estão se deslocando aos núcleos e se reunindo com os líderes por região.
Conforme o vice-presidente, Enio Cezar Moura do Nascimento, o debate acerca das prioridades da Cotribá e das reivindicações dos associados torna-se mais eficiente quando realizado em grupos menores e nas localidades onde as lideranças estão inseridas.
- Os nossos encontros tem sido bem informais, no sentido de ampliar o relacionamento com os associados. É numa roda de chimarrão que levamos ao conhecimento deles o andamento e os resultados das atividades da cooperativa e buscamos sugestões e novas ideias para perenizarmos a Cotribá em todos os lugares em que já levantamos nossa bandeira.
Nascimento explica também que a cooperativa precisa de líderes responsáveis para contribuir com o planejamento e o desenvolvimento da organização, para tanto a formação e capacitação dos conselheiros tanto consultivos, quanto administrativos e fiscais deve ser constante.
- Também estamos abrindo o debate com eles sobre os conselheiros que temos, os conselheiros que queremos e como faremos. O nosso guia de boas práticas de governança prevê que seja feita uma avaliação formal e anual do desempenho do Conselho e de cada um dos seus integrantes. Afinal, queremos e precisamos de uma representação efetiva e comprometida com o crescimento conjunto, já que o conselho é o elo entre a cooperativa e os demais associados - completa.
Nas reuniões, o vice-presidente tem apresentado os números da cooperativa, de forma generalizada, de acordo com cada segmento de negócios. Já o gerente das unidades da Metade Norte, Fernando Müller, juntamente com o coordenador de cada unidade, demonstra um balanço mais detalhado e específico da unidade em questão.
Vale ressaltar que o crescimento expressivo em todos os segmentos nos últimos quatro anos é motivo de contentamento entre a liderança. Entretanto, as reivindicações que chegam à direção e gestores são bastante diversas, desde a melhoria de processos até ampliação das suas respectivas unidades, bem como melhoria e qualificação das atividades.
- O nosso objetivo é justamente este. Que cada núcleo debata e delibere sobre as prioridades da sua região - acrescenta Nascimento.
 
Já o presidente, Celso Leomar Krug, abordou outras questões como o recebimento da safra de inverno e o posicionamento da Cotribá no mercado.
As reuniões já foram realizadas com os núcleos de Ibirubá, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul e Boa Vista do Incra.
O Conselho Consultivo da Cotribá é formado por 80 líderes divididos em 10 regiões.
 


Galeria