Telefone:
(54) 3324.8800

Curta nossa fanpage:
Facebook.com/Cotriba


Ibirubá/RS

Notícias Cotribá
05jun

Cotribá desperta diálogo e consciência ambiental em mais uma edição do projeto Trabalhador Sustentável

DSC_0426

 

 

Impactar positivamente a vida das pessoas, nas comunidades onde a cooperativa está presente, e promover o engajamento entre seus funcionários são os objetivos do projeto Trabalhador Sustentável, desenvolvido pela Cotribá há quatro anos. As ações são realizadas todos os anos, entre maio e junho, aliando as comemorações pelo Dia do Trabalhador e Dia Mundial do Meio Ambiente. As iniciativas, internas e externas, propostas pelos diversos setores, devem estimular a sustentabilidade e a consciência ambiental.

Neste ano, o Departamento de Recursos Humanos, abriu a agenda do projeto com atividades junto ao CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, envolvendo jovens de 14 a 18 anos  em um momento de autoconhecimento e reflexão sobre a escolha profissional. A intenção era conhecer um pouco sobre os sonhos dos adolescentes e motivá-los a traçar metas e atingir seus objetivos. O encontro aconteceu na tarde da segunda-feira, 03, no centro assistencial.

Já a turma da Contabilidade fez uma campanha para arrecadar frascos de aerosol. O material será doado à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ibirubá, que comercializa para angariar fundos. A equipe da Fábrica de Rações optou por trabalhar o assunto e começar o movimento de conscientização ambiental pelas crianças. Na manhã da quarta-feira, 05, eles foram até a Escola Municipal Santa Terezinha (Ibirubá), onde palestraram para as turmas de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental.  Após, plantaram mudas de morango em embalagens reutilizadas da indústria para as crianças levarem para casa.

O Departamento de Meio Ambiente também realizou ações durante a semana, contemplando mais uma edição do programa “Preserva Cotribá”. Na quarta-feira, 05, foram realizadas três palestras, na sede da cooperativa, para os funcionários de diversos setores. O engenheiro florestal, Nelso Nicolodi, a bióloga, Danusa Ribeiro, e o geólogo, Airton Fritsch, participaram como convidados e abordaram temas como licenciamento ambiental e preservação dos recursos hídricos. Na quinta-feira, 06, foi a vez da engenheira ambiental, Raquel Camera, e da responsável pela Cinbalagens (Central Passo Fundo), falarem sobre resíduos sólidos e gerenciamento de resíduos, respectivamente. Os funcionários que participaram das palestras ganharam mudas de árvores nativas e frutíferas.

 

Na sexta-feira, 07, os departamentos de Comunicação, Segurança do Trabalho, Apoio e Meio Ambiente se uniram para revitalizar um espaço na ONG Filhos do Coração, que atende crianças em situação de vulnerabilidade do município. Além da limpeza do pátio e plantio de árvores, a construção de uma horta suspensa com a reutilização de materiais serviu para tratar de preservação e sustentabilidade com o grupo.

No entanto, a ação de caráter mais amplo, que envolveu toda a Cotribá, foi o recolhimento de tampinhas de garrafas pet, as quais serão doadas à Apae, que também comercializa para adquirir recursos.

No ano passado, a Cotribá foi contemplada com o Prêmio Ocergs de Cooperativismo, na categoria Responsabilidade Ambiental, pelas ações desenvolvidas através deste projeto.

 

Galeria de Imagens
Curta nossa página no Facebook
Vídeo Institucional
Login Cotribá