Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Fenatrigo: Seminário do Trigo discute importância da cultura para o sistema de produção

Publicado em: 4 de outubro de 2017
Categorias: Notícias

Evento foi promovido pela Cotribá durante a XIV Fenatrigo, em Cruz Alta
Com o intuito de dispor de informações e tecnologias aos associados e clientes,bem como incentivar o plantio de trigo no estado, a cooperativa promoveu na sexta-feira, 29, o Seminário do Trigo 2017. O evento aconteceu durante a Fenatrigo e reuniu produtores de todo o RS no auditório do Sindicato Rural, junto ao Parque Integrado de Exposições, em Cruz Alta.
O vice-presidente, Enio Cezar Moura do Nascimento, realizou as tratativas com o presidente da feira, Airton Backer, para firmar a parceria. Segundo ele, o atual cenário do agronegócio, com o preço da soja em baixa e os produtores desmotivados com as culturas de inverno levou à realização do evento juntamente com a Fenatrigo.
- A intenção era fazer com que os produtores tivessem uma visão sobre o futuro da cultura e como ela pode reduzir os custos fixos da propriedade, vindo a apostar novamente no trigo a partir de 2018. Além, é claro, de possibilitar que os agricultores mantenham-se na atividade e, mais do que isso, prosperem, comprando equipamentos, insumos e gerando empregos tanto no interior quanto na cidade - comentou Nascimento.
Os produtores foram recepcionados com coffee break à base de derivados do cereal e em seguida participaram de duas palestras. Na primeira, o engenheiro agrônomo, Dr. Elmar Luiz Floss, falou sobre a importância da cultura do trigo no sistema de produção do Rio Grande do Sul. Floss também acredita no trigo como um bom negócio e garante que há tecnologias disponíveis para se alcançar boas produtividades. As perspectivas de mercado também foram assunto durante o encontro. O tema foi abordado pelo agricultor e diretor da JF Corretora, Jairo Faccio. Já o presidente da Cotribá, Celso Leomar Krug, destacou a safra de inverno como alavanca para os negócios dos associados e clientes. Dentre as ações que a cooperativa realiza no sentido de viabilizar o cultivo, Krug destacou a troca de semente por trigo indústria, a assistência técnica, o concurso de produtividade que premia com viagens as melhores performances e o histórico da Cotribá na cultura.
 
O Seminário resultou na redação de um documento a ser emitido aos Governos Estadual e Federal com as principais demandas dos agricultores. A Cotribá também participou da abertura oficial da colheita do trigo, no sábado, 30. Após, representantes do Governo do Estado e da Assembléia foram recepcionados no estande da Cotribá, onde participaram de um coquetel e receberam as reivindicações do setor.


Galeria